sábado, 30 de maio de 2015

Urbanismo - Revitalizando espaços urbanos - Projeto de uma praça !

Hoje irei compartilhar com vocês, o projeto urbanístico que desenvolvi este semestre na faculdade, trata-se de uma revitalização de uma travessa entre duas ruas do Conjunto Jereissate I na cidade de Maracanaú.
Atualmente o local encontra-se em estado deplorável, com invasão de terreno público por alguns moradores, sem pavimentação, sem iluminação adequada, lixo, mato e tudo de ruim que nós já conhecemos das nossa cidades brasileiras.
A ideia da professora era da gente trabalhar o paisagismo urbano unindo com a criação de bons espaços públicos. Então, quando comecei a projetar pensei primeiramente em como iria adequar uma boa vegetação ( nada de NIM) com o mobiliário e principalmente trabalhar um vegetação que desse sombra, para que o local fosse utilizado durante as 24h e não apenas "depois que o sol baixasse".  Daí fiz uma pesquisa dos tipos de arborização de médio porte adequada, visitei o Horto Municipal de Fortaleza e peguei as referências de plantas com a ajuda de um profissional de lá :)
Eu já tinha uma ideia dos tipos de plantas que queria, então foi mais fácil nortear a pesquisa.
Depois desenhei todo o mobiliário, busquei inspiração em desenhos urbanos de alguns países como Canadá e EUA ( gosto muito da forma como eles abordam o desenho de mobiliário urbano lá- muito criativo).
E ai surgiu o meu projeto, a planta de médio porte que escolhi foi um IPÊ AMARELO, eu já gostava muito dessa planta e quando o rapaz do Horto me disse que ela podia ser usada em espaço como praças por sua raiz ser pivotante, trate logo de coloca-lá no meu projeto, coloquei também uma ciclovia unindo as duas ruas, na parede próxima a ciclovia eu trabalhei um mobiliário onde podemos colocar propaganda de alguns comércios locais, desta forma quem quisesse colocar o nome de seu comércio teria que colaborar com a manutenção do local, no espaço entre essas propagandas será utilizados para que as crianças possam riscar, isso mesmo, seria uma parede com arte colaborativa.
Todo o restante do mobiliário eu fiz inserido uma vegetação para jardineira, criei um mobiliário mais interativo e diversificado, e em alguns que aderir um bicicletário, reservei um espaço para exercícios físicos e um para as crianças.
A passagem de carros e motos será evitada com essas bolas em concreto e o acesso de pedestres pode ser feito através das rampas e entre as bolas de concreto.
O material de todo mobiliário será em concreto e fixo no chão e a parede onde fica as lixeiras será trabalhada com grafite feito por artistas locais.
Então, vejam o resultado neste vídeo :)



Beijo da Say e continuem acessando!