sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Confissões de uma futura Arquiteta!



Certa vez quando ainda era criança, meu pai me pegou rabiscando em um papel e logo veio a pergunta.
- O que está fazendo filha?
Então eu disse que estava apenas desenhando, foi então que ao ver o meu rabisco, me propôs um teste, “duvidando” que eu fosse capaz de reproduzir igualmente a pintura de um quadro que tínhamos no papel. Desafio lançado, eu fiz, ele gostou e assim começou uma paixão que ainda hoje não cessou.
Depois de não querer mais reproduzir o que já existia, decidir rabiscar, hoje entendo que era várias plantas baixa,inventava diversos tipos de famílias e para cada família desenhava em planta baixa a casa delas, tudo bem simples, era apenas minha mão, um lápis qualquer, uma folha do meu caderno da Barbie e minha imaginação.
Ouve uma época que meus pais passaram por dificuldades financeiras, e eu criança não entendia isso, pedia a eles brinquedos para poder brincar com minhas bonecas, eles estando nessa situação não podiam me dar. Foi então que comecei a criar o fogaozinho, a geladeira, cama com caixa de sapato, para que minhas bonecas tivessem uma casinha decente.
Os anos se passaram e quando o momento da escolha de qual profissão seguir chegou, fiquei em dúvida, pois, tinha aquela vontade de mudar as coisas de melhorar, de oferecer novas soluções, mas meu papai já não estava mais comigo havia algum tempo.
Minha mãe muito conservadora preferia que eu simplesmente fizesse uma faculdade tipo RH (nada contra!) e então prestasse um concurso público, o que seria bem cômodo.
Mas lá no fundo eu sabia que não era isso, sabia que não adianta a estabilidade se ela não trouxer a felicidade e que na vida é preciso se arriscar, meter as caras.
Mesmo o papai não estando mais neste mundo, decidir fazer o que ele tanto tinha me instigado desde criança e minha mãe em toda sua plenitude aceitou minha posição e me ajudou em todas as maneiras possíveis, inclusive “duvidando” se eu conseguiria.
Hoje sei que as “dúvidas” dos meus pais foram a melhor atitude que eles poderiam ter tido comigo, pois me conhecendo melhor do que eu mesma, eles saberiam que surtiria um efeito contrário.
Desenhar, criar, propor, acreditar, ter fé, não desistir, ser ARQUITETA.

                                                                                                     Raquel Sayonara

domingo, 21 de outubro de 2012

Ideias criativas e sustentáveis!

Depois de uma semana de muita arquitetura sustentável, que foi a Semanau Fanor. Essa ideia ainda não saiu da minha cabeça (que bom)! E hoje trago para vocês algumas coisinhas interessantes de se produzir e ter na sua casa!
A primeira ideia se trata de um banquinho feito com pneu e forrado com cipó, lembrando que pode ser outro material para forrar o pneu. E para finalizar é só colocar uns pezinhos daquele móvel antigo que ia para o lixo!


Pra quem ama jardim e "sofre" pelo pouco espaço em suas residências, uma das opções seria fazer um vaso com aqueles tonéis de cachaça.
Aqui mostro dois exemplos: um maiorzinho, ideal para pessoas que tem um jardim maior e o outro menorzinho que é apropriado para pessoas que moram em aps!


E que tal um novo porta cd! ;)
Achei super prática essa ideia, pois a gente não precisa nem se abaixar para poder pegar os cds, e o mais legal é que a janela pode ser usada assim mesmo, toda velinha ou pra quem preferir pode mandar laquear!


Mais uma opção para jardim é esta de ter funis com plantinhas! Eu gosto muito, pois além de lindo é super prático, é só colocar um fio e pendurar no telhado!


E no mobiliário eih, o que usar? Essa dica é de poltronas e sofás feitas com madeiras de caixotes de feiras, coloca-se umas almofadas e pronto está linda! AMEI :)



O melhor de tudo está na criatividade para inovar!

Beijo da Say e continuem acessando ;)