sábado, 27 de novembro de 2010

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O luxo

O luxo é a manifestação da riqueza grosseira que quer impressionar quem permaneceu pobre.
É a manifestação da importância que se dá à exterioridade e revela a falta de interesse por tudo o que seja elevação cultural. É o triunfo da aparência sobre a substância.
O luxo é uma necessidade para muitas pessoas que querem ter um sentimento de domínio sobre os outros.Mas os outros, se são pessoas civilizadas, sabem que o luxo é fingimento; se são ignorantes, admiram e talvez até invejem os que vivem no luxo. Mas a quem interessa  a admiração dos ignorantes? Aos estúpidos talvez.
O luxo é, de fato, uma manifestação de estupidez. Por exemplo, para que servem torneiras de ouro, se delas sai uma água contaminada?Não será mais inteligente, como o mesmo dinheiro mandar pôr um filtro de água e ter torneiras normais?
O luxo é, pois, o uso errado de materiais dispendiosos sem melhorias das funções.É, portanto, uma estupidez.
Naturalmente, o luxo está ligado à arrogância e ao domínio sobre os outros. Está ligado a um falso sentido de autoridade. Antigamente, a autoridade era o feiticeiro, que tinha ornamentos e objetos que somente ele podia ter. O rei e os poderosos usavam caríssimos tecidos e peliças quanto mais o povo se mantinha na ignorância, tanto mais a autoridade se mostrava coberta de riquezas.E ainda hoje, em muitos países, observam-se essas manifestações de aparências miraculosas.
Atualmente, porém, entre as pessoas sãs, procura-se o conhecimento da realidade das coisas e não da aparência. O modelo já não é o luxo e a riqueza já não é tanto o ter  quanto o ser (para citar Erich Fromm).
A medida que diminui o analfabetismo, cai a autoridade aparente e, em lugar da autoridade imposta, surge a autoridade reconhecida. No passado um cretino sentado num enorme trono podia, talvez, impressionar, mas hoje, sobretudo amanhã, espera-se que não seja mais assim. Desapareceram os tronos e as poltronas de luxo  para os dirigentes impostos , os móveis especiais para os chefes, as grandes cadeiras luxuosas colocadas em estrados de mogno, os ornamentos, as hierarquias e tudo o que servia para impressionar. 
Em suma quero dizer que o luxo não é uma questão de design.
                                                                           (Munari,Bruno.Das coisas nascem as coisas.)
beijo e continuem acessando :D

domingo, 21 de novembro de 2010

Pq não comprar aglomerado.

Queridos, vou esclarecer aqui suas dúvidas na hora de comprar um móvel.Acredito que a maioria de vocês compram nessas lojas populares, onde os produtos são de má qualidade, mas isso ocorre por diversos fatores inclusive ambientais, vejam só, se todos tivessemos móveis da mais pura madeira, ocoreria um desastre ecológico, foi com esse pensamento que surgiu na indústria moveleira o reaproveitamento das fibras da madeira.A questão é, na hora da compra existe vendedores que fazem de tudo, inclusive dizer que MDF é aglomerado(Absurdo!!! o//) e isso aconteceu com minha mãe(coitadinha), claro que no dia ela  não estava comigo.Então vamos aos esclarecimentos!
Existe o Aglomerado: que é a "aglomeração"de partículas de pinus da madeira atráves de uma cola/adesivo sintético formando um painel que não tem nenhuma resistência a umidade e nenhuma durabilidade.Já oCompensado : tem dois tipos o Compensado laminado: É também feito de pinus ou de virola mas essas são coladas e prensadas, ou seja, por causa da prensa tem boa resistência mecânica e forma chapas de 4 a 20mm. Já o Compensado Sarrafeado: a diferença é apenas na posição das lâminas que as internas são coladas em um sentido e as externas em outro, dando também mais resistência as placas.O "melhor" é o MDF que é feito das fibras e não das partículas dos pinus da madeira.As fibras são mais resistentes e compactadas com resina à alta pressão tornando a textura da chapa mais resistente e uniforme do que o aglomerado e compensado.
- placa de aglomerado.
-placa de MDF.((foto do site www.lungster.com
 

-compensado.(foto do blog www.EdemMarceneiro.blogspot.com)

OJO! Ainda se discute entre os profissionais da área  se MDP é a mesma coisa que Aglomerado, vou pesquisar um pouco mais sobre o assunto e depois posto aqui.

-detalhe do guarda roupa em aglomerado que minha mãe comprou depois de 1 ano de uso. (tenso)
beijo e continuem acessando. :D