quinta-feira, 11 de julho de 2013

Projeto de Requalificação Urbana - Praça Henrique Mendes - Maracanaú Ce.


Durante este semestre, estudei a disciplina Intervenção Urbana Local e o produto final da disciplina resultou em uma requalificação de uma praça localizada na cidade de Maracanaú - Ce.
No principio fui ao local para saber as necessidades do usuários, fotografei, fiz entrevista e baseado nestas informações eu e o João estabelecemos um programa de necessidades e só depois concebemos o projeto, que na primeira fase passou pela vistoria da nossa professora e Arquiteta Regina Costa e Silva, alterando pequenas coisas já na segunda fase ela deu como certa a aprovação do nosso projeto.

Mostro um panorama de como está a situação atual.

Mobiliário Urbano


Bicicletário


Feirinha e muita sujeira.


Calçadas


Limites da Praça.


Estátua de São José.


Canalização


Placas


Posteamento


Arborização.




Nossa proposta é dar, oferecer e proporcionar ao local um novo sentido, um novo uso, uma nova maneira de apreciar e usufruir o bem comum, a praça. E isso será feito através de uma renovação dos equipamentos urbanos e de uma requalificação no todo de modo geral, chegando a definir novas diretrizes de direcionamento, no caminhar, no comprar, no esperar um ônibus.

O projeto se desenvolve no sentido de acompanhar essa transformação que a cidade está passando e mostrar que a característica de “cidade – dormitório” é deixada no passado e que o progresso já não é mais futuro. 



Vejam o resultado final!



Este é um projeto idealizado por mim e pelo meu colega de faculdade João Pedro Lemos. ( Todos os créditos reservados aos autores).