Aparentemente parecer ser uma escolha simples, mas se feita erroneamente pode acarretar em uma conta de energia altíssima.
Pois bem, o primeiro passo é escolher o tipo de ar condicionado levando em conta o espaço disponível tanto internamento e externamente, externamente? Sim, pois devemos nos atentar para a possibilidade de alteração de fachada, além do tipo de instalação e o número de cômodos para climatizar.
1- Split Hi Wall
Ideal para residências e áreas comerciais de até 50m²
2 - Janela
Ideal para áreas comerciais e residenciais de até 35m² para locais que já possuem o suporte para janelas.
Ideal para locais alugados ou provisórios de até 20m², ou edifícios tombados ou com fachada protegida.
Áreas comerciais acima de 40m²
Ideal para áreas comerciais acima de 40m² com teto rebaixado.
Ideal para áreas comerciais e residenciais com dois ou mais ambientes para climatizar.
Depois será necessário calcular a potência necessária, o que é bem simples, basta saber a área total de cada ambiente e relacionar com a tabela abaixo, se sua metragem estiver entre uma ou outra sempre considere a de maior BTU.
Uma regra bem simples é saber que para aquecer ou resfriar um ambiente são necessários entre 600 e 800 BTU por m², mas alguns fatores podem influenciar esse cálculo como por exemplo: exposição ao sol, número de janelas e portas, pé direito, qualidade do isolamento térmico, número de pessoas no ambiente e número de aparelhos elétricos em funcionamento.
(Desculpem a imagem torta, rsrs)
Mas o que é BTU?
É uma unidade britânica usada para medir a capacidade de refrigeração de um aparelho.
BTU= Britsh Thermal Unit)
Ah e lembre-se de sempre comparar o nível de ruído, pois cada modelo tem uma intensidade sonora diferente que varia entre 30 e 60 decibéis, e você pode fazer essa comparação entre as fichas técnicas e assim escolher o modelo mais adequado para a sua necessidade!
Beijo da Say!