O local tinha tudo para ser mais uma área degradada da cidade, mas, através da iniciativa de algumas pessoas isso não se tornou realidade.
Estou falando da Praça Victor Civitas - Bairro Pinheiros - São Paulo.
Onde atualmente temos uma bela intervenção urbana já foi um "não lugar" em decorrência das atividades exercidadas pelo incinerador,atividades estas que tornaram o solo inapropriado para o uso humano, mas para a natureza não. Mesmo com solo e os lençóis freáticos contaminados pelo acúmulo de resíduos tóxicos, as plantas conseguiram florescer e hoje temos uma linda mata de eucaliptos e outras espécies.
O que me chamou mais atenção nesta praça para poder compartilhar com vocês foi a solução que as Arquitetas adotaram para solucionar o problema da população não poder usurfruir do solo por conta desta contaminação.
A ação político- privada da Prefeitura de São Paulo com o Instituto Abril em parceria com o escritório Levisky Arquitetos começou em 2006 e a ideia das Arquitetas em se apropriar de alternativas ecológicas e sustentáveis foi o X da questão.
Vejam agora as soluções adotadas!
Corte do Deck de madeira.
Perspectiva axonométrica jardineira ("planter") com sistema de auto-irrigação tec-garden.
Perspectiva axonométrica detalhe deck de madeira.
Ciclo da água – "planter".
Ciclo de água filtro.
Ciclo de água deck.
Curiosidade: A praça levou esse nome, pois Victor Civita foi nada mais, nada menos que o fundador das Edições Abril. o//
Para saber mais acessem ao site: Praça
Fonte: Vitruvius e Arquiteta Regina Costa e Silva (minha professora o/)
Beijo da Say :)