Hoje, compartilho com vocês uma Cartilha sobre Educação Patrimonial, produzida pela prefeitura de Fortaleza ainda na gestão da ex prefeita Luiziane Lins.
Espero que gostem do conteúdo!
imagem extraída do blog: CAL
Mas afinal, o que é cultura?
Cultura é o conjunto de padrões de conhecimentos, comportamentos e crenças que distinguem um grupo social. A cultura sempre se modifica e está em constante evolução de acordo com as condições de vida do local onde moram e trabalham os homens e de seus valores materiais e espirituais.
O que é memória?
A Memória de um povo é formada pelas lembranças, heranças e/ou elementos que constituem a cultura de uma determinada comunidade, ligada por um mesmo passado, e é ela que nos permite compreender quem somos, quem eram nossos antepassados, como surgiram e se desenvolveram as cidades.
A Cultura e a memória são determinantes para a formação da Identidade de cada comunidade e/ou cidade.
O que é patrimônio cultural?
É o conjunto de bens e costumes existentes em um país, cuja preservação é de interesse público devido à sua ligação aos fatos históricos e de valor cultural para determinada sociedade.
Como se classificam os bens culturais?
Os bens culturais podem ser materiais ou imateriais. Os Bens Culturais Materiais são aqueles que podem ser tocados. Consideramos Bens Materiais os bens Imoveis (igreja, casas, ruas, prédios), bens móveis (fotografia, vestimentas, livros, documentos, objetos, imagens) e os bens integrados (paineis, pinturas de paredes, vitrais). Os Bens Culturais Imateriais: são aqueles que não podem ser tocados.São definidos pelo conjunto de saberes, conhecimentos, costumes, técnicas do fazer, celebrações e outros.
O que é considerado patrimônio cultural em nosso país?
De acordo com a nossa constituição, o patrimônio cultural brasileiro é constituído por bens denatureza material e imaterial, considerados referência à identidade, à ação e à memória de diferentes grupos da sociedade brasileira.
O que é um bem cultural?
É tudo aquilo que testemunha ou registra as realizações que se referem à vida das pessoas de uma comunidade ao longo de sua história. O maior valor de um bem cultural está na sua capacidade de guardar e preservar importantes lembranças da história. Estas lembranças nos permitem perceber e estabelecer a identidade entre pessoas e os lugares onde vivem.
Que bens culturais são considerados patrimônio?
Podemos considerar patrimônio: as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras obras, objetos, documentos, edificações e os espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e lugares de valor histórico, paisagístico artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
O que é poligonal ou entorno de um bem tombado?
É a vizinhança imediata, definida pelos órgãos públicos responsáveis pela proteção dos bens histórico-culturais que fica submetida a observância e proteção, bem como o imóvel tombado.
Todas as ações de construção e obras dentro dessa área devem passar pela avaliação do órgão público diretamente encarregado pelo patrimônio histórico das cidades, estado ou nação e submetidos a aprovação para evitar que o bem tombado sofra algum dano ou que sua visibilidade e ambiência sejam comprometidos.
O que é tombamento?
É a ação de proteger, através de legislação específica, um imóvel ou paisagem que tenha valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental ou afetivo para um determinado grupo.
O tombamento se inicia com a solicitação de proteção a um bem feita por um cidadão [pessoa física], entidade/órgão/empresa de caráter público ou privado [pessoa jurídica], incluindo a própria Prefeitura Municipal de Fortaleza. O pedido gera a abertura a abertura de processo que irá unir um conjunto de ações para resguardar o bem de ações prejudiciais a sua existência.
Existe uma legislação municipal para proteção de bens históricos?
A Prefeitura de Fortaleza elaborou uma legislação própria para proteção de seus bens históricos.
Trata-se da Lei Nº 9.347/2008, que regulamenta as ações de proteção. Foi esta mesma lei que criou o
COMPHIC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural).
Bem, então é isso pessoal. Espero que utilizem para alguma coisa!
Abraços!