O nosso governo atual quer implantar um viaduto para resolver o problema do trânsito num determinado trecho da capital, mas acontece que esse viaduto será implantado num "pedaço" do Parque Ecológico do Rio Cocó e para que isso aconteça será preciso cortar árvores, então uma parcela da sociedade,os ambientalistas, são contra essa ação. (claro!)
Diante de tantos fatos, como a repressão da polícia, o acampamento de jovens no entorno do Parque do Cocó, a presença do governador para os devidos esclarecimentos e outros mais, o IAB-CE se posicionou sobre o assunto.
(foto: Daniel Lima- estudante de arquitetura e manifestante)
Vejam o vídeo que mostra o presidente do IAB-CE ,Arquiteto Odilo Almeida Filho, esclarecendo a posição da classe sobre o assunto.
O Instituto de Arquitetos do Brasil- Departamento do Ceará (IAB-CE), vem a público manifestar que considera inadequada a construção dos viadutos propostos para o cruzamento das Avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior, em Fortaleza, pelas razões expostas a seguir:
1. A obra não foi concebida à luz de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
2. A proposta está defasada no tempo, tendo em vista que foi concebida em 1998.
3. A experiência internacional demonstra que obras como viadutos e elevados são agentes que promovem a degradação no entorno de seu espaço urbano.
4. Até o momento, não foi apresentado à sociedade nenhum projeto completo (denominado projeto “executivo”) nem orçamento detalhado para a obra.