Oi gente, hoje o assunto é um dos meus preferidos, o uso das cores nos ambientes!
Os aspectos físico, cognitivo e psicológico influenciam todas as atividades humanas, principalmente o labor, quando nós conseguimos adequar esses três aspectos podemos projetar ambientes seguros, confortáveis e eficientes.
E é sobre isso que irei falar hoje para vocês.
Primeiramente vamos entender o papel das cores na nossa vida, seja no ambiente que frequentamos, no vestuário, alimentação, sentimentos, enfim...
As cores influenciam nosso comportamento, elas podem transmitir mensagens e até mesmo predispor estados de humor. Há quem ache isso uma tremenda baboseira, mas existem estudos conceituados sobre o uso da cor nos espaços e é nisto que eu acredito e todos estamos sujeitos à ação das cores, seja pela representação psíquica, sensibilidade ou estímulos.
Na arquitetura, através de um complemento ambiental e de satisfação da concepção e da organização de espaços e especialmente na arquitetura hospitalar, o uso das cores auxiliam na cura de enfermidades e nos sentimentos do paciente.
Agora, vamos entender um pouco sobre a " parte técnica" das cores.
A cor é dividida em quatro planos:
1- Físico ( Envolve a luz, a luminosidade)
2- Químico ( Envolve pigmentos e combinações)
3- Sentidos ( Abrange a fisiologia e a psicologia)
4- Afeto (Envolve significados que variam de cultura para cultura)
Terminologias básicas!
Matiz: proporção que cada uma das cores são percebidas.
Claridade: Atributo segundo o qual uma área aparenta emitir mais ou menos luz.
Saturação: Proporção de croma de uma cor em relação à sua claridade
Vale salientar que não podemos enxergar todas as cores, o olho humano apenas 1/8 de luz visível, o restante é luz ultravioleta ou infravermelho. Mas conseguimos perceber até 165 tons
Cores primárias: amarelo, vermelho e azul
Cores secundárias: laranja, violeta, verde e rosa.
Agora vamos precisamente ao assunto do tema, a aplicação da cor na concepção de espaços físicos.
Para ficar mais fácil de entender, vou listar umas noções básicas.
1- O uso correto das cores representa o aumento da produtividade, bem como o uso incorreto proporciona o abstencionismo nas empresas.
2- O uso correto das cores pode suavizar problemas de estrutura física, quando modifica a percepção do ambiente tornando maior ou menor de acordo com a necessidade do usuário.
3- A configuração das cores para cada ambiente deve levar em conta as características fisiológicas e psicológicas de seus usuários.
4- Ao optar por uma cor, deve-se atentar para o tipo de iluminação, pois fisiologicamente a luz afeta a percepção visual da cor.
5- Cores frias dão a impressão de ambientes maiores, enquanto das cores quentes diminuem.
6 - Evitar cores contrastantes próximas na área de trabalho, pois aumentam a fadiga.
7 - Evitar cores primárias muito fortes que podem ocasionar uma sensação de pós-imagem
8- Usar cores intensas e estimulantes em ambientes de pequena permanência ( corredores, banheiros, escadas) para torna-los mais atrativos.
9- Dosar o uso de cores de acordo com as necessidades. Cores frias são ideias para ambientes de relaxamento, quando em excesso pode tornar o ambiente depressivo. Cores quentes atuam em ambientes mais excitantes, quando em excesso gera estresse.
10 - Considerar o propósito primeiro da cor. Escola = conforto visual; Igreja = dignidade ; Circo = excitação.
Mesmo com toda essa importância do uso das cores devemos também trabalhar a funcionalidade, com aspectos agradáveis relativos à iluminação, ventilação e circulação.
Curiosidades!!
A percepção humana é sujeita à indução espacial, ou seja, a visão de uma superficie colorida exerce influencia na superfície colorida vizinha; quanto mais complementar for a cor, maior será essa influência.
Beijo da Say e continuem acessando ;)
Fonte: Artigo: O uso da cor no ambiente de trabalho: uma ergonomia da percepção.